Diferenciais De Um Ensino Bilíngue No Ensino Infantil

agosto 04, 2016
Diferenciais De Um Ensino Bilíngue No Ensino Infantil
Avalisar post

Cada vez mais as pesquisas de educação mostram que ensinar uma segunda língua para crianças ainda nos primeiros sete anos de suas vidas é uma eficiente maneira de aumentar suas capacidades mentais. Antigamente, acreditava-se que o ensino de idiomas às crianças gerava confusão na hora em que elas passavam a se comunicar. Esse conceito, no entanto, caiu e sabe-se agora que, passada a alfabetização, a criança consegue articular bem os dois idiomas que está aprendendo. Esse aprendizado, na maioria das vezes, acontece em escolas de ensino bilíngue, que buscam proporcionar aos alunos experiências acadêmicas e sociais em duas línguas distintas.

Diferenciais das escolas bilíngues

Diferentemente das tradicionais escolas de idiomas, em que as crianças assistem aulas da língua inglesa, por exemplo, nas escolas bilíngues, além das aulas específicas de idiomas, os alunos possuem aulas de matérias diversas ministradas por professores que falam inglês. A experiência de aprendizado passa a ser infinitamente mais enriquecedora a partir daí. Matricular seu filho em uma escola de ensino bilíngue trará múltiplos benefícios a seu desenvolvimento, mas é preciso estar atento a alguns cuidados e conhecer bem a instituição em que ele irá estudar, para que uma escola como essa seja realmente um diferencial em sua vida.

É durante a fase de alfabetização que a criança começa a decifrar a língua escrita e associar os elementos visuais – letras e palavras – com tudo o que ela vê ao redor. Por isso, deve-se pensar antes de tudo em qual idioma a criança será introduzida inicialmente à leitura e escrita, ou até mesmo se a alfabetização acontecerá com as duas línguas simultaneamente. As escolas de ensino bilíngue possuem diferentes propostas e é necessário conhecer bem cada uma delas para decidir qual é a melhor opção para seu filho.

 

Conheça a proposta da Prime Garden Escola Bilingue

Algumas escolas apresentam a proposta de ensinar o português como língua mãe, ensinando o segundo idioma posteriormente, enquanto outras buscam inserir os alunos diretamente no segundo idioma, utilizando e ensinando o português na fase da alfabetização. Uma mistura dessas estratégias é a proposta do Prime Garden, berçário e escola de ensino infantil bilíngue localizada no bairro Paraíso em São Paulo, que promove a interação das crianças a partir de dois anos de idade com educadoras bilíngue (Português/Inglês) de forma espontânea. Sem tradução, as crianças vão se desenvolvendo a partir dos dois idiomas, sendo estimuladas a aprimorar cada vez mais suas habilidades mentais. Conhecendo e se identificando com a filosofia da escola, os pais podem estar seguros da proficiência dos professores e do cuidado com seus filhos em todos os aspectos.

Ao matricular seu filho em uma escola com de ensino bilíngue, passe a observar sua familiarização com os idiomas a que ele está sendo submetido. Respeitando sempre o tempo e o interesse dele, busque verificar e estimular dentro de casa a utilização e reconhecimento das duas línguas. Saiba que o ensino de dois idiomas nessa fase inicial da vida proporcionará um aprendizado multicultural graças às diferentes experiências acadêmicas e sociais pelas quais seu filho passará. Além disso, é extremamente benéfico e ele se desenvolverá de forma mais ampla e aperfeiçoada do que aconteceria através de um ensino normal, com uma visão de mundo interessante e perspicaz para sua condição de ser humano adulto em desenvolvimento. Invista em um ensino bilíngue!

 

Leave a reply
K1, GardeningCOMO ESCOLHER A MELHOR ESCOLA BILÍNGUE INFANTIL EM SÃO PAULO!!!

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares
Últimos Posts