Educação Infantil de Qualidade
A educação infantil é uma das fases mais valorizadas e complexas do desenvolvimento do ser humano. É nela que são construídos os pilares que sustentarão todo o desenvolvimento da criança.
A partir do momento que a criança vai para Educação Infantil ela certamente continua brincando, e começa estabelecer vínculos com outras crianças e adultos que estão presentes em seu dia a dia da escola, mas não é somente isso pois ela viverá até os 6 (seis) anos uma das fases mais complexas do seu desenvolvimento tanto no aspecto intelectual, emocional social e motor, que será melhor aproveitada quanto mais qualificadas forem as condições a esta criança oferecidas.
Temos um espaço preparado para isso, estimulante, educativo, seguro, afetivo, com profissionais, professores pedagogos preparados para dar uma base sólida que influenciará em todo o desenvolvimento dessa criança.
Temos espaços para o livre brincar em um ambiente estimulante e acolhedor, extremamente afetivo e próprios para a vivência de um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagem planejadas para desenvolver as linguagens e as emoções.
Sabemos o que queremos desenvolver na criança para formarmos um adulto saudável .
Sabemos desenvolver sua capacidade de aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer bases para formação de uma pessoa ética e equilibrada, para isso propomos atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a faixa etária.
Mais Informações
INSTALAÇÕES
Temos uma unidade muito grande e muito bonita, com arquitetura de nível internacional.
Pesquisas mostram que um ambiente arquitetônico ativo aumenta sete vezes os contatos sociais e estimulam em vinte vezes a atividade física.
As crianças aqui são encorajadas a serem fisicamente e socialmente ativas com uma série de elementos de design convidativos.
Salas temáticas que chamamos de salas ambiente, onde o aluno transita por elas e cada uma tem seu objetivo específico, criando assim sempre um interesse pelo novo espaço a ser visitado.
Playgrounds com piso especial, aonde o aluno vai desenvolver a arte de brincar, explorando brinquedos diversos e interagindo com o grupo, desenvolvendo sua coordenação motora ampla de forma lúdica e eficiente.Brinquedoteca rica em brinquedos educativos, propicia a criança o desenvolvimento de várias habilidades e imersão no mundo da brincadeira.
A nossa brinquedoteca foi projetada intencionalmente de forma diferente para acomodar diferentes interesses, só estão fechadas para cochilos e atividades que exigem um alto nível de concentração, o design aberto promove uma excelente cooperação entre os professores e permite que as crianças brinquem com pares com interesses compartilhados.
Diversos recantos de jogos temáticos, inúmeros ambientes e estímulos visuais, equipamentos de vários tipos que encorajam as crianças a serem ativas, descobrindo e perseguindo suas paixões
O nosso exterior também é adaptado aos nossos alunos, com uma série de elementos de fachada que funcionam como elementos de jogo.
A parede virada para o sul possui uma tabela de crescimento com alturas típicas de animais selecionados indicados nela, o que situa a criança em um contexto voltado para o meio ambiente.
Os segmentos de paredes viradas para o norte são cobertos por texturas próprias para desenho para que as crianças possam rabiscar e desenhar sobre ele, e também possui brinquedos e uma quadra para esportes
As salas de aulas são coloridas, arejadas, equipadas com móveis ergonômicos e em toda a sua estrutura, são próprias para o estímulo e atenção do aluno, possuindo recursos digitais a partir do K4.
O refeitório está situado em local próprio e estimulante para que os momentos de alimentação sejam uma experiência prazerosa e possam interagir com seus amigos em um ambiente de cultura.
A sala de artes é em conceito aberto, possibilitando o ir e vir de nossos alunos e com a arte exposta em nível permanente em todo o ambiente, existe um eterno estímulo a apreciação e convivência que é tão importante nesta faixa etária.
Temos cantos de lazer e descanso de livre acesso possibilitando o livre ir e vir da criança que está querendo descansar em determinado momento escolhido por ela.
Incluímos “caves” de leitura em nosso design, elas são uma maneira ideal de encontrar um espaço calmo e passar algum tempo de qualidade desfrutando de um livro ou conversando informalmente com um amiguinho.
Todos os ambientes são amplos, arejados e convidativos ao movimento e expressão.
Educação Infantil de Qualidade
A educação infantil é uma das fases mais valorizadas e complexas do desenvolvimento do ser humano. É nela que são construídos os pilares que sustentarão todo o desenvolvimento da criança.
Na escola a criança brinca, aprende e se desenvolve, seja no aspecto intelectual, emocional, social ou motor, a escola precisa oferecer um espaço estimulante e qualificado, com profissionais habilitados e um sistema de ensino que possibilite acompanhar o aluno neste processo intenso de crescimento e descobertas.
Ao longo de 30 anos de experiência em educação, desenvolvemos uma metodologia de ensino sócio-construtivista focada em construir o conhecimento através do estímulo de diversas áreas e despertando a curiosidade e oferecendo experiências individuais para cada criança.
Acreditamos que para estimular o aprendizado, o ambiente deve ser um lugar extremamente agradável e feliz para as crianças
OBJETIVOS GERAIS
Consideramos nosso aluno como um ser integral e individual, que possui características próprias de sentir, expressar e pensar o mundo.
O processo de construção do conhecimento inicia-se no berçário e é organizado por meio de estimulações sensoriais, motoras, orais, sociais e afetivas.
Na educação infantil, a construção do conhecimento é organizada através de atividades lúdicas, em que cada criança levanta suas hipóteses para compreensão e o desvendar do universo maravilhoso do aprender.
Temos um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores e educadores preparados para acompanhar o aluno no processo de crescimento e descobertas.
Propiciamos uma base sólida que influenciará no desenvolvimento futuro da criança.
Além dos espaços para brincarem livremente, o nosso ambiente é afetivo e, as atividades do cotidiano são ricas e diversas, com situações planejadas para a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem, visando à formação de um pensamento independente, crítico e autônomo.
Currículo
Linguagem oral e escrita
O aluno da Prime Garden vai aprender a ler e a escrever? Irá bem além disso, porque não aprenderá mecanicamente.
Aprenderá a ler com compreensão os diversos tipos de texto, inclusive os bons textos literários.
A leitura será uma fonte de lazer e de desenvolvimento da imaginação. Nossos alunos sabem, desde cedo, que podem usar a linguagem de forma criativa, para expressar ideias e emoções e interagir com os demais.
Linguagem das Artes Plásticas e Música
Ver crianças pintando ou cantando são cenas cotidianas aqui.
A experiência com as Artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão. Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições.
Por exemplo, visitamos recentemente a exposição da artista Frida Kahlo.
Da mesma forma, em aulas de Música, aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos; aprendem também a explorar sons e instrumentos, desenvolvendo sua musicalidade.
As aulas de música são ministradas em inglês.
A educação do movimento
O movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento humano e, nas crianças, está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da inteligência.
A exploração do ambiente e do espaço por meio do movimento é estimulada em atividades fora da sala de aula e sempre de forma lúdica.
São jogos, circuitos, danças, brincadeiras, iniciação de práticas esportivas. As propostas são ricas e desafiadoras e possibilitam o aprimoramento do movimento e a ampliação do conhecimento acerca de si e do outro.
Temos um projeto muito especial dedicado ao movimento, nossas aulas de psicomotricidade são realizadas de forma muito prazerosa e eficiente alcançando resultados de excelência.
Conhecimento da Natureza e da Sociedade
Estas atividades abrem um espaço desafiador para que as crianças observem o mundo, façam perguntas, atuem sobre os fenômenos, estabeleçam relações entre o que observam e o que sabem das coisas observadas, garantindo a compreensão de conceitos e a aprendizagem significativa. Em todas as situações, o grande enfoque da Educação Infantil está no desenvolvimento de atitudes de valorização e preservação do ambiente.
Matemática
Desenvolvemos atividades de encorajam a exploração de uma variedade de ideias matemáticas relativas a números, medidas e geometria, conservando o prazer e a curiosidade.
Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como jogos que envolvem a contagem e operações aritméticas, e que possibilitam desenvolver o raciocínio lógico.
Desde o contar dos brinquedos, ao tempo, as receitas das nossas aulas de culinária quando precisamos contar com exatidão os elementos para as receitas saírem perfeitas, o aluno vai aprendendo de forma significativa.
Cursos Diversos
BALLET
O curso tem como objetivo desenvolver o aprendizado de princípios básicos da dança, tais como: a relação entre o corpo e o espaço ao seu redor, a experiência das diferentes velocidades e pulsações, a percepção das qualidades de força e leveza muscular, bem como a fluência do movimento.
Os conteúdos são experimentados de forma lúdica a partir da relação com o imaginário infantil, acessado no corpo por meio de memórias, desafios, lendas e histórias.
FUTSAL
O curso tem como objetivo possibilitar às diferentes faixas etárias o desenvolvimento, de forma progressiva, de habilidades motoras e capacidades físicas que remetam às condutas praticadas no jogo.
O programa prevê: domínio do corpo, domínio de bola, percepção de espaço, deslocamentos com e sem bola, tipos de condução de bola, tipos de chute, posicionamento em quadra, experimentação de diferentes funções em quadra, as regras sociais e esportivas.
CAPOEIRA
A capoeira estimula a criança física e psicologicamente
Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importantes nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.
GINASTICA ARTISTICA
A Ginástica Olímpica, hoje chamada de Ginástica Artística é uma das modalidades mais fascinantes, pela forma como os ginastas conseguem executar movimentos com total domínio do corpo
.
Os fundamentos básicos da ginástica desenvolvem atributos que são essenciais ao aprendizado de outros esportes e atividades: flexibilidade, equilíbrio, força e agilidade.MÚSICA
A música é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas.
A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música as encanta, dá-lhes segurança emocional, confiança, porque sentem-se compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.
Na etapa de alfabetização a criança é mais estimulada com a música. Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, se alfabetizará de uma forma mais rápida.
NATAÇÃO
Ela fortalece os músculos, ajuda na respiração, trabalha a noção espacial e ajuda a desenvolver diversas outras habilidades psicomotoras. Além disso, a natação é a única atividade que pode ser praticada sem contraindicações, em todas as idades.
A natação infantil contribui, de diversas maneiras, para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, trabalhando ainda seus aspectos emocionais e sociais. Outro benefício desta prática é que ela melhora o desenvolvimento neuromotor e aprimora a sociabilidade e a autoconfiança.
Metodologia
O nosso Projeto Educacional é baseado nos Referenciais Curriculares da Educação infantil, elaborado pelo MEC - Ministério da Educação atendendo a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96).
Visando a aquisição da Língua Inglesa de forma lúdica e prazerosa, as crianças da Prime Garden terão a oportunidade de vivenciar diferentes projetos educacionais em cada bimestre, de acordo com sua faixa etária, numa visão interdisciplinar.
Como parceria nesse projeto educacional, nas series iniciais utilizaremos materiais didáticos, que combinam aspectos do Projeto Reggio Emilia, e é apoiado pelo Washington State Standards e NAEYC – National Association for the Education of Young Children. Nas séries subsequentes, utilizaremos o material de apoio Pearson da maior empresa de educação e a maior editora de livros do mundo
No português utilizamos o Sistema Anglo de Ensino
As famílias podem optar por dois currículos: inglês com imersão total ou parcial
Na imersão total o aluno tem em seu período pedagógico todo o conteúdo dado na língua inglesa, só se fala inglês em sala de aula
Na imersão parcial o aluno tem 10 aulas semanais de inglês e o restante do projeto é dado através do Sistema Anglo de Ensino em português.
Desta forma conseguimos atender a todas as necessidades, pois existem famílias que entendem a necessidade de uma imersão em inglês para seus filho se também atendemos as famílias que optam por um inglês mais moderado, com o restante de conteúdo dado em português.
Em ambos os casos, no período estendido, além do período pedagógico, temos profissionais que falam em inglês e também em português, o que faz com que a criança seja inserida em seu cotidiano em um vocabulário efetivo.
Somos uma escola bilingue, responsável por formar alunos aptos a serem cidadãos do mundo, com informações e experiencias diversas que os habilitem a transitar de forma segura em todas as vertentes acadêmicas.