Bilinguismo

Bilinguismo

A partir dos 2 anos toda interação das crianças com as educadoras é bilíngue (Português/ Inglês), é feita espontaneamente nos dois idiomas, sem tradução

Cada grupo possui duas educadoras, uma comunica-se com as crianças em Inglês e a outra em Português

Utilizamos a metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning que aborda Ciências, Matemática, Linguagem, Storytelling, Cooking Class e Arts. Dessa forma, os alunos vivenciam, contextualizam e aprendem de forma natural e real.

No Ensino Fundamental, continuam a desenvolver o pensamento crítico através da proposta pedagógica embasada em Undertanding by Design, metodologia que expõe os alunos a Big Questions desenvolvendo o vocabulário acadêmico onde as crianças interagem e participam ativamente como protagonistas do processo de aprendizagem.

Para ser uma escola bilíngue de verdade, os conteúdos curriculares de português e inglês a ampliam a carga horária. Por isso a nossa escolas bilíngue funciona em período integral ou semi-integral, garantindo ao aluno tempo para estudo nas duas línguas.

 Programas bilíngues promovem, além do conhecimento de dois idiomas, a integração multicultural.

Quando desde muito pequena, a criança se dá conta que um objeto tem na comunicação diferentes formas de representá-lo, por exemplo: caneta= pen, verde = green, e são aprendidos ao mesmo tempo, o processo de aprendizagem da segunda língua se dá natural e juntamente com a primeira, coisa que só é possível na primeira infância, a partir daí sempre se usará a tradução.

Outro benefício de aprender dois idiomas ao mesmo tempo é uma possível antecipação de pensamento cognitivo em cálculos, pois isso está ligado ao desenvolvimento da lógica.

Crianças bilíngues tem o pensamento mais rápido.

Conforme nos mostra o artigo “ The Science of early childhood development”, publicado por Center on the Developing Child from Harvard University, “a capacidade do cérebro para mudar diminui com a idade, sua plasticidade e flexibilidade estão no auge na primeira infância”.
A parte mais importante da estrutura do cérebro (80% dela) é formada nos primeiros anos de vida. O pico do desenvolvimento da linguagem, por exemplo, ocorre ao redor dos 8 meses; muito antes da verbalização em si. Por esse motivo, a importância de investir nesse curto período é tão grande

Como as crianças bilíngues falam duas línguas, elas usam recursos cognitivos além daqueles exigidos para a aquisição da linguagem simples, superando as outras em tarefas que tenham que usar habilidades como controle de atenção, raciocínio e resolução de problemas além de serem pessoas mais flexíveis no futuro.

Estes são alguns pontos que nos levam a investir tanto na educação bilíngue, pois sabemos da importância no mundo atual.

Já nos tempos atuais, pessoas bilíngues tem muito mais chances profissionais e acadêmicas do que os monolíngues.

Os salários oferecidos a pessoas bilíngues são muito mais altos, e a abertura de mundo que se dá quando o inglês é fluente de verdade, abre as portas para as melhores universidades e empresas do mundo, sem barreiras.

Sabemos que o futuro de constrói hoje, e que um futuro brilhante começa com uma excelente educação!!!!