Segundo dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), entre os anos de 2014 e 2019, o número de escolas bilíngues no Brasil cresceu 10%. Apenas em São Paulo, onde existem 71 instituições de ensino bilíngue e oito internacionais, o número de alunos cresceu 64%, saltando de 2,8 mil para 4,6 mil nos últimos cinco anos, de acordo com informações da Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (Oebi).
Para a entidade, as escolas bilíngues são as que dedicam, ao menos, 75% da carga horária em outra língua no Ensino Infantil e de 25% no Ensino Médio.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o Brasil tem cerca de 40 mil escolas privadas, sendo que, em média, 1,2 mil instituições oferecem programas de educação bilíngue, conforme estimativa da Abebi.
Na Prime Garden, a partir dos 2 anos toda interação das crianças com as educadoras é bilíngue (Português/ Inglês), feita espontaneamente nos dois idiomas, sem tradução. Cada grupo possui duas educadoras, uma comunica-se com as crianças em inglês e a outra em português.
A escola utiliza a metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning que aborda Ciências, Matemática, Linguagem, Storytelling, Cooking Class e Arts. Dessa forma, os alunos vivenciam, contextualizam e aprendem de forma natural e real.
No Ensino Fundamental, os alunos continuam a desenvolver o pensamento crítico, por meio da proposta pedagógica embasada em Undertanding by Design, metodologia que expõe os alunos a Big Questions desenvolvendo o vocabulário acadêmico onde as crianças interagem e participam ativamente como protagonistas do processo de aprendizagem.
Para ser uma escola bilíngue de verdade, os conteúdos curriculares de português e inglês a ampliam a carga horária. Por isso, a escola bilíngue funciona em período integral ou semi-integral, garantindo ao aluno tempo para estudo nas duas línguas.
Programas bilíngues promovem, além do conhecimento de dois idiomas, a integração multicultural
Quando desde muito pequena, a criança se dá conta que um objeto tem na comunicação diferentes formas de representá-lo, por exemplo: caneta= pen, verde = green, e são aprendidos ao mesmo tempo, o processo de aprendizagem da segunda língua se dá natural e juntamente com a primeira, coisa que só é possível na primeira infância, a partir daí sempre se usará a tradução.
Outro benefício de aprender dois idiomas ao mesmo tempo é uma possível antecipação de pensamento cognitivo em cálculos, pois isso está ligado ao desenvolvimento da lógica.
Crianças bilíngues tem o pensamento mais rápido. Conforme nos mostra o artigo “ The Science of early childhood development”, publicado por Center on the Developing Child from Harvard University, “a capacidade do cérebro para mudar diminui com a idade, sua plasticidade e flexibilidade estão no auge na primeira infância”.
A parte mais importante da estrutura do cérebro (80% dela) é formada nos primeiros anos de vida. O pico do desenvolvimento da linguagem, por exemplo, ocorre ao redor dos 8 meses; muito antes da verbalização em si. Por esse motivo, a importância de investir nesse curto período é tão grande
Como as crianças bilíngues falam duas línguas, elas usam recursos cognitivos além daqueles exigidos para a aquisição da linguagem simples, superando as outras em tarefas que tenham que usar habilidades como controle de atenção, raciocínio e resolução de problemas além de serem pessoas mais flexíveis no futuro.
Estes são alguns diferenciais que levam as escolas investirem tanto na educação bilíngue, pois sabem da importância no mundo atual. Já nos tempos atuais, pessoas bilíngues tem muito mais chances profissionais e acadêmicas do que os monolíngues.
Os salários oferecidos a pessoas bilíngues são mais altos, e a abertura de mundo que se dá quando o inglês é fluente de verdade, abre as portas para as melhores universidades e empresas do mundo, sem barreiras.
Sabemos que o futuro de constrói hoje, e que um futuro brilhante começa com uma excelente educação!
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