Por que matricular seu filho em uma escola bilíngue? 

outubro 17, 2019

Na hora de matricular seu filho em uma escola, diversas dúvidas surgem. Qual será o melhor método de aprendizado? Quais são os diferenciais que essa escola oferece? Como vai ser o convívio social dele aqui? Que tipo de ensino a instituição prioriza? Todas elas são muito comuns, mas é necessário levar mais alguns aspectos em conta. Aprender outro idioma é hoje, mais do que nunca, uma necessidade de qualquer um que precise se comunicar bem com outras pessoas, seja em nível acadêmico, profissional ou mesmo pessoal. Por isso vamos falar hoje sobre por que matricular seu filho em uma escola bilíngue e quais as vantagens que isso pode trazer para ele. Mas antes, é importante explicarmos exatamente o que é uma escola desse tipo.

O que é uma escola bilíngue?

Esse conceito pode confundir muitas pessoas. Por isso, achamos necessário deixar bem esclarecido antes de falar sobre as principais razões para matricular seu filho em uma escola bilíngue. Não se trata apenas de uma escola em que o ensino do inglês é feito de maneira mais intensiva, embora isso também ocorra. Uma escola bilíngue insere a criança no jogo de linguagem da língua inglesa, fazendo com que ele tenha contato com o inglês não apenas dentro da sala de aula, mas em diversas situações do dia a dia.

Essa é uma forma de estimular os alunos a desenvolverem suas habilidades em inglês e fazer com que a língua seja parte natural de suas rotinas. Esse é um método que tem se popularizado bastante nos últimos tempos, tanto por apresentar ótimos resultados quanto pela necessidade dos pais de inserirem seus filhos em um tipo de educação que os estimule diversas habilidades que vão além do próprio aprendizado de outro idioma, mas sempre tendo isso como prioridade. 

Razões para matricular seu filho em uma escola bilíngue 

Agora que já esclarecemos o que é uma escola bilíngue e qual sua função na formação de uma criança, destacamos aqui as principais razões para matricular seu filho em uma. São elas: 

  • Metodologia 
  • É bom para a saúde da criança 
  • É positivo culturalmente 
  • Prepara para o futuro 

Vamos abordar cada uma dessas questões de maneira independente para que você possa entender melhor como isso pode ser uma vantagem para a educação de seu filho.

Metodologia 

A metodologia da uma escola bilíngue é talvez o principal motivo pelo qual cada vez mais pais procuram esse tipo de ensino. Isso porque a escola não se preocupa apenas em ensinar a língua inglesa de uma forma diferenciada. Ela traz a língua para a vida da criança de uma maneira natural, com os professores de diversas matérias dando aulas sempre em inglês, estimulando atividades extracurriculares na língua estrangeira, promovendo viagens e excursões para treinar a língua, entre diversos outros pontos que fazem com que o inglês seja realmente parte do dia a dia do aluno. Dessa maneira, o aprendizado da língua acaba sendo muito mais natural e os resultados são crianças realmente bilíngues. 

É bom para a saúde da criança 

desenvolvimento cognitivo de uma criança é estimulado quando ela aprende uma língua nova, não importa a idade. Isso faz com que ela aprenda português mais rápido, por exemplo, além de ter mais facilidades com outras matérias na escola. Essa tem sido, aliás, uma das principais razões pela qual os pais têm procurado matricular seus filhos em uma escola bilíngue. Os efeitos vão muito além do aprendizado da língua em si.

 

É positivo culturalmente 

É inegável que estudar em uma escola bilíngue amplia os horizontes das crianças e as faz perceber que existe um mundo muito maior a sua volta. Um mundo onde existem pessoas diferentes e culturas diferentes. Nos dias de hoje é de extrema importância que crianças sejam ensinadas a lidar com as diferenças e, principalmente, a aceitar isso. E esse é outro efeito positivo que vai além do ensino de inglês. 

Prepara para o futuro 

Falar outra língua é algo que tem sido cada vez mais exigido, seja no mercado de trabalho, no mundo acadêmico ou até mesmo no dia a dia, caso você queira mudar de país, por exemplo. Fazer com que seu filho cresça com uma educação bilíngue de qualidade é prepara-lo para o futuro e fazer com que todas essas situações sejam encaradas de maneira muito normal e tranquila por eles. Em outras palavras, é prepara-los para o futuro. 

prime-garden-bilingue

Qualquer criança pode ser matriculada 

Escolas bilíngues como a Prime Garden possuem métodos tanto para crianças que já possuem algum contato com a língua inglesa quanto para aquelas que nunca tiveram. Isso faz com que todas tenham a possibilidade de aprender ao mesmo tempo e crescer ajudando umas as outras.  

Quando escolher uma escola bilíngue? 

Não existem restrições ou regras para matricular seu filho em uma escola bilíngue, embora existam algumas recomendações. As escolas bilíngues são especialmente indicadas para pais que desejam que seus filhos tenham o domínio completo de outra língua – normalmente a inglesa – desde cedo. Até por isso, é recomendado que uma criança comece no ensino bilíngue ainda antes da alfabetização, pois é dessa forma que ela se acostuma mais facilmente com o método e consegue absorver todo o conteúdo de maneira ainda mais tranquila.  

É claro que os pais devem pensar em todas as outras vantagens que vão além da língua – como as que já falamos aqui – na hora de fazer a matricula. Cada um desses pontos conta na hora de decidir qual é o tipo de ensino que seu filho vai ter e por que escolher esse tipo de método.  

Matricular seu filho em uma escola bilíngue pode ser uma excelente opção se você quer que ele termine os estudos básicos já com um grande domínio de outro idioma e com um tipo de metodologia que incentiva a criança a aprender cada vez mais. Todos nós sabemos que uma boa educação é a base para que uma pessoa possa se desenvolver bem tanto social quanto profissional e academicamente. E saber falar inglês e português desde cedo, sem dúvidas, também é um excelente diferencial. 

Leave a reply
K2, Pearson – atividade sensorial pintura de wrap de bolhas

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares
Últimos Posts